DESCOLA | LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2025-2026
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O lançamento da temporada 2025-2026 do programa DESCOLA terá lugar no próximo dia 10 de julho, na Biblioteca Palácio Galveias. Esta nova temporada apresenta um conjunto renovado de atividades, pensadas especialmente para alunos e professores, com o objetivo de estimular a motivação e a proatividade dos jovens. A programação para o próximo ano letivo foi desenhada assumindo o papel central dos jovens enquanto agentes culturais ativos e dando-lhes espaço para se tornarem cocriadores das atividades que lhes são destinadas. Importa sublinhar que esta linha de ação foi impulsionada pelo Processo de Auscultação de Jovens, promovido em 2024 pelo Município de Lisboa em parceria com o Plano Nacional das Artes. Neste contexto, ouvimos as ideias, preocupações e aspirações dos jovens sobre as artes, as culturas, a educação e a democracia cultural. Chegou agora o momento de dar vida às suas propostas. Assim, pela primeira vez, atividades do programa passam a incorporar, na iniciativa DESCOLAR Com, a voz ativa dos alunos. Destacamos também a 2ª edição do Ciclo de Conversas Ponto de Partida, dedicado à cultura, arte e democracia cultural, cuja programação foi desenhada em conjunto com os jovens. Convidamo-lo a juntar-se a nós e a descobrir o que a nova temporada DESCOLA tem para oferecer. Para mais informações, contacte: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt.
Venha daí connosco!
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LISBOA | PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA AUTÁRQUICA
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O "DESCOLA_Atividades criativas para alunos e professores" e o "Processo de Auscultação de Jovens do Município de Lisboa: cidadania e democracia cultural", foram distinguidos com Prémios de Excelência Autárquica, nas categorias de Educação e Cultura, a par de outros projetos da Câmara Municipal de Lisboa, no III Congresso Cidade Social. Premiaram-se também: Atribuição Toponímica ao Bairro São João de Brito | Português para estrangeiros | Colóquios Freguesias de Lisboa | Ciclos de Conferências Luso-Italianas | Muro Lx | Os Dias de Marvila | Lisboa Romana: Felicitas Iulia Olisipo | Galeria de Arte Urbana | Programa Memórias de Lisboa.
A equipa DESCOLA agradece a todos os colaboradores, parceiros e público escolar. Este prémio é vosso!
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1as JORNADAS ARTE E EDUCAÇÃO
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O DESCOLA marcará presença nas "1as Jornadas de Arte e Educação", organizadas pela Arte Central em parceria com a Universidade Lusófona. Este encontro destina-se a professores, educadores, investigadores e profissionais da cultura, promovendo o encontro entre ensino, investigação e práticas culturais. Com um programa diversificado, entre conferências, workshops, debates, visitas a museus e apresentações de pósteres, estas Jornadas incentivam o diálogo entre teoria e prática no ensino das artes visuais. Pretendem valorizar pedagogias criativas e reforçar o papel das artes numa escola crítica, viva e humanista. A formação é acreditada para docentes da Educação Pré-Escolar, Ensino Básico, Secundário e Especial. Inclui um curso presencial de 15 horas e duas Ações de Curta Duração online, completando 25 horas de formação. Inscreva-se e participe!
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XV FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
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O "XV Fórum de Jovens Investigadores" do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre os projetos de investigação em curso, no âmbito do Doutoramento e Pós-Doutoramento, nas diversas áreas de especialidade. O evento organiza-se, nos dias 1 e 2 de julho, em duas modalidades - workshops e apresentação e discussão de trabalhos. A apresentação do projeto de Doutoramento de Inês Araújo, no âmbito do DESCOLA e do Processo de Auscultação de Jovens do Município de Lisboa, terá lugar neste encontro. Podem assistir à apresentação dos trabalhos todos os interessados em conhecer e discutir os projetos em curso, sendo necessária a respetiva inscrição online. Este encontro está certificado como formação de curta duração (ACD) de 6 horas. Venha daí!
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II JORNADA IBERO-AMERICANA MUSEUS E SUSTENTABILIDADE
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A "II Jornada Ibero-americana Museus e Sustentabilidade: educação e cuidado para o bem-estar coletivo" realizou-se de 16 a 18 de junho de 2025, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Foram três dias em que 170 profissionais de museus de 14 países ibero-americanos, através de 25 experiências museológicas, abordaram a educação e o cuidado a partir de uma escuta atenta e uma predisposição sensível para assumir novas formas de pensar e agir de forma mais comprometida, solidária e enraizada no bem comum. Nesse sentido, Sara Barriga Brighenti (Portugal) e Juan Ricardo Barragán (Colômbia), durante a conferência de abertura, propuseram pensar o museu como um espaço para cuidar e tecer o invisível, ou seja, todos aqueles fatores que se inter-relacionam, que garantem que a experiência do museu seja sensível, significativa e que procuram transformar algo nos visitantes. Conheça esta linha de pensamento, referida como ecologia do museu, que cuida das experiências, das memórias e das transformações que ali acontecem.
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JOVENS | EUROPEAN YOUNG MUSEOLOGISTS LINK
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Na expectativa de criar um novo lugar no panorama museológico, promovendo museus mais abertos, participativos e ativos, nasce, da iniciativa de quatro jovens, a European Young Museologists Link (EYML). Esta é uma associação dedicada à formação e desenvolvimento de jovens, com o objetivo de criar uma rede que promova o seu desenvolvimento profissional no âmbito da museologia. A EYML afirma-se como um espaço de encontro, partilha e construção coletiva, onde os jovens encontram voz e representação. Com base no seu manifesto, apresentam a sua origem, missão, valores, projetos e objetivos, com uma visão clara: reforçar o papel dos jovens na museologia e na sociedade contemporânea. A EYML deixa o convite a todos os que queiram fazer parte desta transformação, contando com o apoio e parceria do DESCOLA neste seu percurso mais recente em Portugal. Para mais informações, contacte a EYML Portugal através do e-mail: coord.portugal@museurolink.com.
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MEGATENDÊNCIAS 2050 | O MUNDO EM MUDANÇA
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O Relatório "Megatendências 2050: O Mundo em Mudança", lançado no dia 4 de junho, analisa as principais tendências que moldarão o futuro de Portugal até 2050, com foco nos impactos em diversas áreas. O documento, elaborado pela REPLAN - Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, identifica nove megatendências e os seus potenciais impactos no país, e analisa temas como: Alterações Climáticas, Recursos Naturais, Demografia, Urbanização, Digitalização, Tecnologia, Economia, Geopolítica e Democracia. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua Divisão de Estudos e Planeamento, participou desde o primeiro momento no processo de produção deste relatório, com o objetivo de envolver a Administração Pública e a sociedade na discussão das questões estratégicas que moldarão o país até 2050.
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Esta newsletter é parte integrante do
DESCOLA - Atividades Criativas para Alunos e Professores
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