DESCOLAR COM | ESCUTA, PARTICIPAÇÃO, CRIAÇÃO
|
Depois do processo de auscultação Mandar a quem manda, sobre as questões relacionadas com as artes, as culturas, a educação e a democracia, é agora altura de começar a concretizar as propostas dos jovens, para que conheçam o impacto da sua voz, dando coerência e consistência ao processo iniciado em 2024. Para a temporada 2025-2026, e pela primeira vez no DESCOLA, a intenção é a de envolver os jovens na construção das atividades que se lhes são destinadas. Assim nasce o DESCOLAR COM, uma convocatória à participação ativa dos alunos com o objetivo de torná-los co-criadores das atividades criativas disponibilizadas pelos equipamentos culturais municipais. Destinada aos jovens do 3.º ciclo, ensino secundário e profissional, esta iniciativa será uma oportunidade para continuarmos a trabalhar em conjunto. Conhece algum grupo de jovens, ou turma, que queira demonstrar o agente cultural que tem dentro de si? Venha DESCOLAR connosco durante o mês de maio, com a primeira aterragem marcada para julho. Reserve a sua passagem gratuita através do nosso e-mail: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt
|
CICLO DE CONVERSAS | PONTO DE PARTIDA
|
A sessão do Ciclo de Conversas "Ponto de partida" do mês de março, será dinamizada por Miguel Simões Correia, com o mote “Para além da instituição”. Nesta conversa, assente na temática da acessibilidade e da democracia cultural, falaremos de jovens e de instituições. Jovens de diferentes contextos, instituições de acolhimento, desafios e barreiras nas instituições culturais. O nosso ponto de partida será a Associação Candeia, cuja missão é promover o desenvolvimento e a autonomia das crianças e jovens que vivem, ou viveram, em casas de acolhimento residencial, levando-lhe luz e ânimo, acendendo, através das artes, das culturas e muito mais, a chama para desenharem e lutarem por um futuro melhor. A conversa decorrerá no dia 6 de janeiro, às 18h, na Boutique da Cultura - Um Teatro em Cada Bairro. Entrada gratuita.
Inscrição: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt
|
METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE AUSCULTAÇÃO AOS JOVENS
|
Com a intenção de dar a conhecer alguns conceitos teóricos subjacentes às metodologias participativas, tendo em conta as linhas estratégicas de atuação do DESCOLA para os anos letivos 2024-2025 e 2025-2026, a próxima ação de formação em "Metodologia participativa de auscultação aos jovens no âmbito do DESCOLA" decorrerá já nos dias 17, 18 e 19 de março, na Biblioteca dos Coruchéus. Além de conceitos, será uma oportunidade para conhecer princípios de análise e reporte de dados, para que a metodologia possa ser replicada nos equipamentos culturais da Câmara Municipal de Lisboa. Este é apenas o início de um processo que vai continuar a evoluir e a ganhar novos momentos de concretização em Lisboa, nomeadamente no âmbito do programa DESCOLA. A auscultação deve ter consequências e os jovens deverão compreender o impacto da sua voz, estando no centro dos processos de tomada de decisão na vida cultural da cidade. A 3.ª ação da formação está prevista para abril. Participe!
Contacte-nos através do descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt.
|
A VOZ DOS JOVENS | GIL OLIVEIRA
|
"Chamo-me Gil, formei-me em ourivesaria na Escola Artística António Arroio e estou agora a fazer a minha licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, nas Caldas da Rainha. Desde pequeno que me interesso pelas expressões plásticas e, mais recentemente, pela gestão cultural. Tomei conhecimento do projeto Mandar a quem manda a partir da Associação Residentes da Alta de Lisboa (ARAL), uma oportunidade muito entusiasmante de partilha para os jovens de Lisboa. Deixo aqui um testemunho da minha experiência e algumas ideias debatidas na conversa que tive com o grupo, na sessão da Quinta Alegre - Um Teatro em Cada Bairro. Mandar a quem manda é uma iniciativa fundamental para a evolução cultural de Lisboa. Numa cidade tão cheia e acelerada, acredito que seja fácil sentirmo-nos, especialmente nós, jovens, distantes das decisões."
|
UM “MERGULHO” NO CAM E NO TEATRO ABERTO
|
Em fevereiro, e dando continuidade à agenda mensal organizada pelo DESCOLA para conhecimento de diferentes estratégias de mediação cultural, fomos conhecer o novo edifício e coleção do CAM. A visita, orientada por Raquel Feliciano, foi uma excelente oportunidade para os mediadores culturais conhecerem as obras-chave deste acervo a partir da exposição Linha de Maré, dialogando com os temas da atualidade e refletindo sobre as revoluções por fazer. O “mergulho” no CAM terminou com a visita à parte da reserva aberta ao público. Em março, e para celebrar o Dia Mundial do Teatro, o DESCOLA está a organizar uma visita guiada ao Teatro Aberto, com o objetivo de conhecer os bastidores que compõem este equipamento cultural, o trabalho e dia-a-dia das equipas, e as histórias e curiosidades que lá se podem encontrar. A visita ocorrerá no dia 27 de março, quinta-feira, das 15h00 às 16h00, e as inscrições, gratuitas, serão aceites por ordem de chegada através do email: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt
|
SEMINÁRIO E CONGRESSO | INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL
|
O VIII Seminário Luso Brasileiro de Educação de Infância e o IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação configuram-se como uma oportunidade crucial para pensar criticamente o lugar dos processos de educação das crianças em Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Realizarem-se no Instituto Politécnico de Setúbal é o mote para pensar a educação numa escola que nasceu sem teto, enquanto projeto político, fundado em valores de democracia participativa e crítica, com as crianças e as famílias, a funcionar em e com espaços da comunidade, acolhida por autarquias, associações, museus. Serão momentos cruciais para conversar e debater a educação e as infâncias, pelo que que fica o convite à participação. O Encontro está aberto à apresentação de relatos de práticas e de investigação, e a submissão de trabalhos deverá acontecer até dia 15 de março de 2025.
|
FORMAÇÃO | CRUZAMENTOS ENTRE A MÚSICA E AS ARTES VISUAIS
|
O DESCOLA oferece um conjunto de propostas de formação destinadas à comunidade à educativa, especialmente a professores que pretendam explorar processos criativos para estimular a experimentação e a imaginação. São propostas abrangentes, que fomentam a aquisição de competências transversais, e são certificadas como ações de curta duração (ACD) para efeitos de progressão na carreira docente. A próxima formação, "Cruzamentos entre a música e as artes visuais", terá lugar nos dias 22 de março e 5 de abril, das 10h às 17h, na Boutique da Cultura - Um Teatro em Cada Bairro. Durante estes dois dias de encontro, serão analisadas algumas obras da música e das artes visuais, discutidas as possíveis afinidades formais e conceptuais, assim como o seu enquadramento histórico. Paralelamente, serão desenvolvidas com os formandos diversas atividades experimentais que cruzam o corpo, o movimento, o desenho, a audição ativa e o desempenho instrumental. As inscrições são limitadas. Não deixe passar! Conheça esta e outras formações no site do DESCOLA.
|
Esta newsletter é parte integrante do
DESCOLA - Atividades Criativas para Alunos e Professores
|
Copyright © NEMC_DMC 2024, All rights reserved. Direção Municipal de Cultura
Núcleo de Educação e Mediação Cultural Complexo Municipal da Boavista | Edifício Norte Rua da Boavista, n.º 5 | 1200-066 Lisboa O nosso email: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt Quer mudar a forma como recebe estes emails? Pode atualizar informação ou deixar de receber
|
|