DESCOLA NA MONDIACULT 2025 | CULTURA COMO DIREITO HUMANO
|
O DESCOLA marcou presença na Mondiacult 2025, a maior conferência mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável, realizada em Barcelona. No side event “Lisbon: Youth Voices for Cultural Democracy”, representou Lisboa, destacando o papel dos jovens como agentes culturais ativos. Nesta conferência internacional, foi reafirmada uma visão essencial: a cultura é um direito humano fundamental e um bem público global. Neste sentido, a UNESCO propôs que os países integrem a cultura nas suas políticas de educação, inclusão social, ambiente e inovação, promovendo o acesso equitativo e a diversidade como pilares do desenvolvimento sustentável. Alinhado a esta visão, o DESCOLA reforçou o compromisso de Lisboa com uma governação cultural participativa, ética e colaborativa. O programa integrou ainda o XI Encuentro Cultura y Ciudadanía, onde apresentou a exposição “Jóvenes, Participación y Democracia Cultural en Lisboa”. A presença do projeto reforçou o compromisso da cidade com as metas da Agenda Cultural Pós-Mondiacult 2025, consolidando o reconhecimento internacional do programa e projetando Lisboa como referência em democracia cultural, juventude ativa e cooperação internacional.
|
MONDIAYOUTH | PLANO NACIONAL DAS ARTES
|
O Plano Nacional das Artes (PNA) também marcou presença na Mondiacult 2025, levando jovens portugueses que participaram no encontro paralelo MondiaYouth, com cerca de 60 jovens de todo o mundo. As propostas apresentadas pelos participantes destacaram a necessidade de aumentar a acessibilidade cultural, garantir a representação dos jovens e comunidades vulneráveis, usar tecnologias emergentes de forma ética e inclusiva, priorizar o investimento sustentável na cultura, proteger os direitos culturais, valorizar os trabalhadores criativos e reformular a educação, promovendo os jovens como conectores culturais. A representação portuguesa, impulsionada pelo PNA e pela Cátedra UNESCO de Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade do Instituto Politécnico de Leiria, contou com jovens relatores e facilitadores da Adenda dos Jovens à Carta do Porto Santo, reforçando o percurso que o PNA tem vindo a consolidar desde 2021 ao promover conferências, consultas e projetos que antecipam em Portugal o movimento agora reclamado em Barcelona.
|
CICLO DE CONVERSAS "PONTO DE PARTIDA" | MÓNICA GARNEL
|
No dia 6 de novembro, às 18h, no Teatro Aberto, subimos ao palco para debater novas ideias, percursos e possibilidades no mundo das artes e da cultura. Através da experiência da atriz e encenadora Mónica Garnel, vamos conversar sobre um mundo cada vez mais tomado pelas redes sociais e pelos ‘factos alternativos’, onde ser ou não ser quem somos é uma questão. Quando interagimos com os outros, já somos uma personagem? Quando é que podemos ser nós mesmos? E o que é isso? A partir da experiência coletiva do teatro, vamos discutir as fronteiras entre verdade e mentira. Está aberto o debate! A entrada é livre. Junte-se a nós neste "Ponto de partida".
|
FORMAÇÃO | BORDALO DAS ARTES, DA POLÍTICA E DA CIDADANIA
|
O DESCOLA convida professores de todos os níveis, educadores e todos os agentes educativos a participar na ação de formação online "Bordalo das Artes, da Política e da Cidadania", estruturada em quatro sessões práticas, dedicadas à obra gráfica e cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro. Ao longo do curso, que decorrerá nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, os participantes experimentarão estratégias e recursos educativos inspirados na obra do artista, como desenho, caricatura, banda desenhada, ilustração e cerâmica, articulando-os com os conteúdos curriculares. Em grupos, irão conceber atividades educativas para a sala de aula e o museu, apresentando os projetos em debate final. Esta formação visa desenvolver competências em exploração de recursos patrimoniais, construção de guiões pedagógicos e utilização criativa da arte como ferramenta de aprendizagem. Em parceria com o CFEAS (Centro de Formação de Escolas António Sérgio), esta ação encontra-se acreditada para efeitos de progressão da carreira docente. Junte-se a nós e ao Museu Bordalo Pinheiro!
|
FITA | FRIENDS IN THE ARTS
|
A FITA – Friends In The Arts é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada por Francisca Gigante e Francisco Teles da Gama, dedicada a conectar profissionais com talento e instituições de relevo internacional, atuando como uma ponte para o mercado de trabalho e facilitando o acesso a uma rede global. Para apoiar a procura de emprego, a FITA criou em 2021 a FITA Magazine, publicação cultural internacional, com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e o Prémio Transforma Portugal, o FITA Kiosk (festival de música, arte contemporânea e poesia), as FITA Fest (festas temáticas) a FITA Agency (agência de novos talentos de arte e literatura), os International FITA Awards of Literature (que premiaram os escritores da nova geração), e estabeleceu a FITA Collection (uma coleção de arte acessível e sustentável, proveniente de diversas latitudes e épocas históricas, do século XVIII ao XXI, para criar diálogos intergeracionais e transacionais). O podcast Aperitivo: Um Spritz de Arte e Literatura surgiu como uma conversa descontraída, onde analisa e divulga as exposições de arte e os livros que são publicados nos dias de hoje. Saiba mais e junte-se aos FITA!
|
VII CONGRESSO LITERACIA, MEDIA E CIDADANIA
|
O VII Congresso Literacia, Media e Cidadania realiza-se nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Organizado pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), em parceria com a FLUC, o evento tem como tema central “Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos”. À semelhança do que tem vindo a acontecer, espera-se que o congresso reúna diversidade de agentes interessados na temática num espaço de debate e partilha sobre os desafios contemporâneos da literacia mediática e da cidadania ativa. O programa geral já está disponível. O evento é acreditado para professores, constituindo uma oportunidade de atualização e formação contínua. As inscrições estão abertas no site oficial, onde também se encontram outras informações úteis. Venha daí!
|
IDEIAS SIMPLES PARA UMA ESCOLA FELIZ
|
O DESCOLA sugere a leitura de Ideias simples para uma escola feliz, um livro coordenado por João Ruivo, que reúne contributos de investigadores nacionais e internacionais de referência na área da educação. A obra convida-nos a refletir sobre o papel da escola como espaço de bem-estar, criatividade e cooperação, onde o aprender acontece de forma significativa e prazerosa. Com uma abordagem prática e inspiradora, o livro apresenta caminhos possíveis para promover uma educação mais humana, inclusiva e feliz, em que cada aluno se sente valorizado e motivado a aprender. Uma leitura essencial para professores, educadores, pais e todos os que acreditam no poder transformador da escola!
|
Esta newsletter é parte integrante do
DESCOLA - Atividades Criativas para Alunos e Professores
|
Copyright © NEMC_DMC 2025, All rights reserved. Direção Municipal de Cultura
Núcleo de Educação e Mediação Cultural Complexo Municipal da Boavista | Edifício Norte Rua da Boavista, n.º 5 | 1200-066 Lisboa O nosso email: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt Quer mudar a forma como recebe estes emails? Pode atualizar informação ou deixar de receber
|
|