ESCOLARIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

 

Estudam em Portugal 90 mil imigrantes, dos quais 60 mil frequentam o básico e 30 mil o secundário, sendo Lisboa o Concelho com mais alunos de diferentes nacionalidades, que são também os que mais reprovam. Perante a dimensão dos números, o Ministério da Educação publicou um guia de boas práticas para ajudar as escolas a promover a integração. Este é um desafio para o qual estamos todos convocados e que implica um investimento nos programas educativos que aprofundem as questões da interculturalidade e promovam a equidade e inclusão, porque os recursos são escassos para tamanho desafio. Será necessário realizar atividades que estimulem o aprender a viver juntos, criando situações em que os jovens de diversas comunidades e culturas possam passar momentos significativos que sejam valorizados por todos como momentos de descoberta e de prazer.

O NOME DAS COISAS

 

O Agrupamento de Escolas de Alvalade (AEA) tem em curso o projeto “O Nome das Coisas”, com o objetivo de criar momentos de aprendizagem significativos que promovam a integração de alunos de nacionalidade estrangeira, e das suas famílias e culturas no sistema educativo português. Este projeto, ancorado em medidas educativas extraordinárias e progressivas, pretende promover momentos que suscitem o desejo e o entusiasmo pela aprendizagem, nomeadamente da língua portuguesa.

Com esta iniciativa, pretende-se também sensibilizar toda a comunidade escolar para a diversidade cultural presente na escola, promovendo a inclusão e o respeito pelas diferenças. Para isso, têm sido organizadas atividades lúdicas, workshops, sessões de sensibilização e outras iniciativas que visam enriquecer o ambiente educativo, tornando-o mais inclusivo e multicultural.

A VOZ DOS JOVENS

 

De forma crítica e ativa, jovens de Lisboa contribuíram com propostas para melhorar a oferta da programação cultural e artística da cidade. As suas motivações são marcadas pela abertura ao desconhecido e vontade de aprendizagem, existindo curiosidade e expectativa em relação às mensagens que serão enviadas aos decisores políticos. “É raro que os jovens tenham espaços para discutir a cultura e a programação em equipamentos culturais”, afirmam. Algumas das suas sugestões passam pela incorporação da cultura e da arte de forma participativa no currículo escolar, pelo estabelecimento de parcerias estratégicas entre equipamentos culturais e escolares, ou pela criação de incentivos que transformem os jovens em sujeitos ativos e participativos, na criação de eventos. É neste sentido que se está a preparar a nova temporada do DESCOLA.

1º ENCONTRO NACIONAL | PRESCRIÇÃO CULTURAL

 

Teve lugar, nos dias 19 e 20 de julho, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do  Porto e no Museu Nacional Soares dos Reis, o 1º Encontro de Prescrição Cultural. Como podemos fazer dos museus espaços de bem-estar? Que papel pode ter a arte na formação dos profissionais de saúde? O que temos de mudar na formação dos artistas e mediadores culturais? O que acontece quando as instituições colaboram? São algumas das questões a que médicos, psicólogos, historiadores de arte e mediadores culturais procuraram responder, em diálogo transdisciplinar e partilha de resultados, conhecimentos e experiências. Esta foi uma iniciativa da Universidade do Porto que abrirá caminho para a promoção do bem-estar e da inclusão através da arte e da cultura.

LISBOA | (RE) ABERTURA DE ESPAÇOS CULTURAIS

 

Lisboa será, até ao final do ano, palco de uma vasta programação e contará com a (re)abertura de vários espaços culturais. Entre eles, estará o MUDE, equipamento cultural da Câmara Municipal de Lisboa, que irá reabrir o seu edifício no dia 25 de julho. Esta será uma ótima oportunidade para conhecer a arquitetura, a evolução e as transformações pelas quais o edifício tem vindo a passar ao longo da sua história. Já no dia 21 de setembro, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian reabrirá com um vasto programa, que inclui performances, conversas, visitas, workshops e cinco exposições. No dia 5 de outubro, também o Teatro Variedades (EGEAC), no Parque Mayer, reabrirá e juntará um conjunto de companhias independentes na sua programação. Por fim, o Pavilhão Julião Sarmento (EGEAC), que privilegia a arte e cultura contemporâneas, abrirá ao público no dia 4 de novembro.

Boas visitas!   

O QUE É A FILOSOFIA? | ANTÓNIO DE CASTRO CAEIRO

 

O ensaio intitulado “O que é a Filosofia?”, da autoria de António de Castro Caeiro, recebeu o Prémio de Ensaio Filosófico da Sociedade Portuguesa de Filosofia que o considerou “uma obra brilhante que introduz o leitor no âmago das interrogações que compõem o inventário intemporal dos problemas da filosofia”. A propósito da distinção, e segundo a notícia da Universidade Nova, instituição onde o autor é professor, António de Castro Caeiro referiu que "É em épocas de crise, como a situação atual, que podemos precisar de filosofia. De outro modo, viver é difícil. Ou então, arrastamo-nos com uma lentidão que poderá custar-nos séculos. A humanidade já cá esteve onde agora nos encontramos. E não foi há muito tempo. Sabemos bem o que é a abominação da desolação, a doença e a guerra. A filosofia desde sempre quis antecipar e potenciar possibilidades. Em face de dificuldades, a filosofia tenta encontrar soluções, sobretudo, quando na vida sucumbimos à total ausência de compreensão. Mas talvez haja tempo ainda para encontrar sentido, se em conjunto trabalharmos para isso”. Boas leituras!

Esta newsletter é parte integrante do DESCOLA - atividades criativas para alunos e professores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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