A VOZ DOS JOVENS | RITA FALCÃO PINTO

 

Rita Falcão Pinto, mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL), participou no "Processo de Auscultação de Jovens do Município de Lisboa" e é, atualmente, membro do Conselho Consultivo DESCOLA. Convicta de que "a cultura continua a ser um desafio", a Rita foi convidada a partilhar a sua reflexão, deixando algumas questões direcionadas para os seus pares, na relação cultura-educação. "Será que escolhemos a cultura que consumimos ou limitamo-nos ao que nos é mais acessível? Esta reflexão nasce da vontade de compreender por que razão, mesmo com tantos estímulos disponíveis, continuamos presos aos mesmos hábitos. Quando foi a última vez que foste a uma exposição? Ou que viste uma peça de teatro sem ser por obrigação escolar? Provavelmente, lembras-te da música que ouviste ontem, mas não da última experiência cultural menos óbvia. Este artigo convida-te a refletir sobre o que consideramos cultura e porque resistimos tanto a torná-la um hábito mais amplo e diversificado."

DESCOLAR COM | ESCUTA, PARTICIPAÇÃO, CRIAÇÃO

 

Depois do processo de auscultação Mandar a quem manda, sobre as questões relacionadas com as artes, as culturas, a educação e a democracia, é agora altura de começar a concretizar as propostas dos jovens, para que conheçam o impacto da sua voz, dando coerência e consistência ao processo iniciado em 2024. Para a temporada 2025-2026, e pela primeira vez no DESCOLA, a intenção é a de envolver os jovens na construção das atividades que se lhes são destinadas. Assim nasce o DESCOLAR COM, uma convocatória à participação ativa dos alunos com o objetivo de torná-los co-criadores das atividades criativas disponibilizadas pelos equipamentos culturais municipais.  Destinada aos jovens do 3.º ciclo, ensino secundário e profissional, esta iniciativa será uma oportunidade para continuarmos a trabalhar em conjunto. Conhece algum grupo de jovens, ou turma, que queira demonstrar o agente cultural que tem dentro de si? Venha DESCOLAR connosco durante o mês de maio, com a primeira aterragem marcada para julho. Reserve a sua passagem gratuita através do nosso e-mail: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt 

JORNADAS DA EDUCAÇÃO | PARTICIPAÇÃO E MUDANÇA

 

Nos dias 14 e 26 de maio, terão lugar as Jornadas da Educação 2025, com o tema "A Voz dos Jovens: Participação e Mudança", na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O DESCOLA marcará presença na Mesa Redonda “Juventude em Foco: Construindo a Democracia”, no dia 26 de maio, às 14h, na Fábrica das Palavras, que tem como intuito a discussão de projetos e iniciativas que sensibilizem e permitam aos/às jovens vivenciarem os processos de tomada de decisão e o exercício democrático de pensar o seu território e comunidade. Nesse âmbito, serão partilhadas as experiências e práticas no âmbito do Processo “Mandar a quem manda”, as mensagens, ideias e propostas dos jovens do Município de Lisboa no âmbito da cultura, arte e democracia cultural, e o contágio e estímulos positivos que este processo representou abrindo novos caminhos de participação dos jovens em variadas vertentes da vida cultural na cidade.

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE LISBOA

 

No passado dia 22 de abril, teve lugar a primeira reunião plenária do Conselho Municipal de Juventude de Lisboa (CMJL), no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A reunião foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e presidida pela Vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Saúde, Educação e Juventude , Sofia Athayde. Esta reunião inaugural decorreu na sequência da aprovação do regulamento do CMJL, que estabelece a sua natureza, composição, funcionamento e competências. Este conselho é o órgão consultivo do Município que reúne entidades representativas da juventude da cidade de Lisboa para debater temas com impacto direto na vida dos jovens, como emprego e formação profissional, habitação, educação, cultura, desporto, saúde e ação social, entre outros. Cerca de 80 entidades marcaram presença nesta primeira sessão, durante a qual tomou posse o conjunto de entidades que compõem o CMJL,  foram eleitos os membros da Mesa do Plenário e foram apresentados o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para a Juventude para o presente ano. O CMJL afirma-se como um espaço de diálogo e construção coletiva onde se pretende que as preocupações e propostas da juventude ganhem voz e contribuam para o desenho da política municipal para a juventude.

VISITA À TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA

 

No dia 29 de maio, pelas 10h30, a Trienal de Arquitectura de Lisboa acolhe o DESCOLA na sua casa, o Palácio Sinel de Cordes. A Trienal de Lisboa é uma associação que promove o pensamento em arquitetura e, nesta sua missão, oferece um programa educativo permanente integrado numa estratégia pedagógica de aprendizagens ao longo da vida. Com visitas guiadas, visitas-oficina, ateliers e workshops, estes são adaptados à comunidade escolar, famílias, séniores e pessoas com limitações sensoriais (surdas, cegas ou baixa visão) ou cognitivas - promovendo o entrecruzar de públicos e a inclusão de forma natural. A interação com as escolas é central no compromisso de inspirar as crianças e os jovens a abraçar, e agir no ambiente construído e para isso, prepara desafios alicerçados no carácter interdisciplinar da arquitetura, incitando a comunidade escolar a criar pontes entre vários saberes. Consistem em propostas para observar, reconhecer padrões, sistematizar ideias, planear, iterar propostas e pôr em prática fazendo. A visita será gratuita. Inscreva-se através do e-mail: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt 

PITCHING BIENAL CULTURA EDUCAÇÃO #2

 

A 2.ª edição da Bienal Cultura e Educação do Plano Nacional das Artes (PNA), com foco na programação artística e cultural para e com a infância e a juventude, terá como tema «E em vez do Medo?». À semelhança da primeira edição da Bienal, o DESCOLA irá congregar e divulgar no respetivo site, as propostas dos equipamentos parceiros para o programa. Se tem um projeto (ou uma ideia de projeto) que se enquadre nesta Bienal, ou deseja assistir às apresentações (presencialmente ou online), o PNA convida-o(a) a inscrever-se na sessão de pitching (sessão de apresentações curtas de projeto), que se realizará em Cascais, no dia 22 de maio, entre as 10h00 e as 17h00, na Casa das Histórias Paula Rego. Faça a sua inscrição no "saber mais".

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2025

 
Celebrado anualmente a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus terá como tema "O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação". O tema, proposto pelo Internacional Council of Museums (ICOM), centra-se no papel ativo dos museus enquanto promotores de comunidades mais inclusivas e sustentáveis, indo ao encontro de três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos; construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Assim, a temática proposta para 2025 pretende realçar o papel ativo que os museus desempenham enquanto espaços de dinâmicas de transformação e na promoção de mudanças sociais, tecnológicas e ambientais. Saiba mais sobre os museus que integram o DESCOLA e as iniciativas para este dia.
 

Esta newsletter é parte integrante do

DESCOLA - Atividades Criativas para Alunos e Professores

Copyright © NEMC_DMC 2024, All rights reserved.
Direção Municipal de Cultura

Núcleo de Educação e Mediação Cultural
Complexo Municipal da Boavista | Edifício Norte
Rua da Boavista, n.º 5 | 1200-066 Lisboa
O nosso email: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt
Quer mudar a forma como recebe estes emails?

Pode atualizar informação ou deixar de receber