CRIAR CORAGEM PARA DESCOLAR +

 

O DESCOLA esteve na Casa do Jardim da Estrela – Um Teatro em Cada Bairro para uma formação sobre o Caderno Criar Coragem, conduzida por Sara Brighenti, Ana do Canto e Susana Silvério, do Plano Nacional das Artes. A sessão permitiu aos participantes explorar novas abordagens pedagógicas, partilhar práticas e refletir sobre como este recurso pode inspirar jovens a desenvolver projetos criativos, artísticos e artivistas nas suas comunidades. Criado por Hugo Cruz (texto), Tiago Galo (ilustração) e Ana do Canto (design), o Caderno, organizado em três partes, promove participação, pensamento crítico e ação em torno de temas atuais. A manhã de partilha marcou também o arranque do DESCOLAR +, uma nova fase do programa DESCOLA, que transforma a escuta das vozes jovens em ação. Lisboa torna-se um laboratório vivo onde mediadores, artistas, escolas e jovens criam outras formas de pensar, sentir e agir culturalmente, reforçando cidadania e futuro partilhado. Para saber mais sobre esta iniciativa, continue a acompanhar-nos!

CICLO DE CONVERSAS "PONTO DE PARTIDA" | ANTÓNIO SOROMENHO

 

No dia 4 de dezembro, às 18h, no Cinema São Jorge, regressamos à plateia para lançar novas perguntas e expandir horizontes no mundo da cultura. Desta vez, o ponto de partida é o cinema, um meio jovem na história das artes, mas já central na vida cultural contemporânea. Será o cinema apenas entretenimento? Ou será, para muitos, especialmente para os jovens, uma verdadeira porta de entrada para o pensamento crítico, a imaginação e a criação artística? Com a experiência de António Soromenho, formado em filosofia e em cinema documental, vamos conversar sobre a relação entre cinema, cultura e juventude, e sobre como esta arte molda formas de ver, sentir e compreender o mundo. Junte-se a nós! A entrada é livre.

DESCOLA | VISITAS ORIENTADAS PARA MEDIADORES CULTURAIS

 

Todos os meses, o DESCOLA desafia a sua comunidade de mediadores culturais a descobrir novos lugares, partilhar experiências e conhecer outras práticas de mediação. Estas visitas têm como objetivo ampliar referências, estimular o diálogo entre profissionais e fortalecer a construção coletiva de saberes. Em novembro, o destino foi o Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM), numa visita orientada que abriu portas a novas perspetivas sobre a arte moderna e contemporânea. Guiados por Matilde Peres, os mediadores percorreram a coleção do museu, contactando com obras, temas e artistas que enriquecem este espaço singular. A próxima sessão terá lugar no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT). Acompanhe-nos para mais informações e junte-se a nós nesta partilha!

INSPIRE, FOSTER, EDUCATE | GLOBAL RESEARCH IN EDUCATION TODAY

 

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o Instituto de Educação de Malta acolhe uma conferência internacional que reúne investigadores, formadores de professores, gestores escolares, decisores políticos e profissionais da educação para refletir sobre as responsabilidades atuais e as possibilidades futuras do campo educativo. O encontro combina investigação conceptual e empírica, promove um diálogo intersectorial e aprofunda as implicações éticas e normativas da prática educativa. Os trabalhos selecionados abordam desafios e temas de relevância imediata para salas de aula, sistemas educativos e comunidades. Entre os projetos escolhidos a nível internacional, o DESCOLA foi convidado a apresentar a comunicação Exploring collaboration between educational and cultural institutions: Young people as co-creators, destacando o papel dos jovens como cocriadores nas relações entre educação e cultura.  Consulte o “saber mais” para acompanhar os detalhes da conferência.

EYML | PATRIMÓNIO EM CRISE: EDUCAR PARA RESISTIR

 

A European Young Museologists Link (EYML), associação internacional de jovens museólogos sediada em Espanha e recentemente com coordenação portuguesa, lança este mês a campanha “Património em Crise”, dedicada a refletir sobre os desafios que o património cultural enfrenta hoje e sobre o papel da educação como ferramenta de resiliência, inclusão e participação. No âmbito desta iniciativa, terá lugar o webinar “Património em Crise: Educar para Resistir”, no dia 15 de dezembro, entre as 18h00 e as 19h00. Entre os vários momentos do programa destaca-se o Painel Mediação educativa em crise: novos formatos, novas pedagogias e novos públicos, que será apresentado pelo DESCOLA, reconhecendo o contributo do programa na mediação e valorização do património cultural da cidade. Esta é uma iniciativa pensada para inspirar jovens estudantes e profissionais dedicados à defesa e mediação do património. Acompanhe-nos e participe!

A (BOA) EDUCAÇÃO NA ESCOLA: PERSPETIVAS, PRÁTICAS E DESAFIOS

 

A Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) promove, de 9 a 12 de dezembro de 2025, o II Encontro “A (Boa) Educação na Escola: perspetivas, práticas e desafios”, em formato totalmente online. A iniciativa pretende valorizar práticas educativas transformadoras, comprometidas com o acesso, a equidade, a diversidade e a relacionalidade, promovendo a partilha de experiências e projetos desenvolvidos por toda a comunidade educativa. Assente no eixo temático “Cidadania e Participação”, o DESCOLA estará presente com a comunicação DESCOLAR Com: Da escuta à cocriação de experiências educativas e participativas, contribuindo para o debate sobre metodologias colaborativas e abordagens que envolvem jovens, escolas e território na construção de aprendizagens mais significativas. As inscrições estão abertas até ao dia 8 de dezembro. Venha daí!

ICOM | THE MUSEUM DEFINITION HANDBOOK

 

The Museum Definition Handbook: Words Inspiring Action é o novo guia apresentado pelo ICOM na sua 27.ª Conferência Geral, no Dubai. Da autoria de Bruno Brulon Soares e Lauran Bonilla-Merchav, a publicação aprofunda a definição de museu adotada em 2022, destacando princípios como inclusão, sustentabilidade e participação comunitária. O manual oferece interpretações e orientações práticas resultantes do processo colaborativo ICOM Define, mostrando como estes valores já se refletem, ou podem refletir-se, na ação museológica quotidiana. A conferência apresentou ainda as atas do encontro Aos Museus, Cidadãos!, Museus e Cidadania: Experiências, Conceitos e Desafios, organizado em 2024, no Museu Nacional dos Coches, reforçando o compromisso internacional com práticas museológicas críticas e inclusivas. Consulte estes documentos e saiba mais sobre estas obras, indispensáveis para os profissionais dos museus. Boas leituras!

MEIGA | NOVA PRODUTORA CULTURAL

 

A MEIGA é uma nova produtora cultural sediada entre Lisboa e Berlim, criada como um espaço de partilha, presença e encontro. Propõe momentos em que é possível estar no corpo com tempo e intenção, cultivando ligações e memórias que dão sentido ao coletivo. O projeto nasce da consciência de que precisamos uns dos outros e de que a cultura é uma das mais potentes ferramentas de aproximação. Num momento em que o mundo avança num ritmo exaustivo e em que tantos se sentem cansados, a MEIGA procura criar lugares que disrompam esse automatismo. Através de teatro, performance, dança, música, exposições, festas e jantares, a MEIGA quer abrir espaços para imaginar outras formas de estarmos juntos. É um projeto que cresce devagar, com a magia de uma transformação que não tem pressa. O convite está feito: junte-se a esta caminhada e acompanhe a MEIGA nas redes sociais.

 

Esta newsletter é parte integrante do

DESCOLA - Atividades Criativas para Alunos e Professores

Copyright © NEMC_DMC 2025, All rights reserved.
Direção Municipal de Cultura

Núcleo de Educação e Mediação Cultural
Complexo Municipal da Boavista | Edifício Norte
Rua da Boavista, n.º 5 | 1200-066 Lisboa
O nosso email: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt
Quer mudar a forma como recebe estes emails?

Pode atualizar informação ou deixar de receber