DESCOLA | PACTO EDUCATIVO COM A COMUNIDADE
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Estamos a viver uma época em profunda e constante transformação que torna evidente os grandes desafios que somos chamados a enfrentar. O medo e a angústia consequentes da incerteza do futuro vêm gerando fenómenos regressivos e o acentuar da afirmação do individualismo, em prejuízo das relações de coesão social. São realidades que põem à prova a nossa capacidade de intervenção como comunidade e que reclamam a urgência do trabalho em rede entre entidades culturais, escolas e polos culturais, envolvendo a colaboração entre mediadores, artistas, professores, alunos e as suas famílias, potenciando soluções de complementaridade e convergência para a qualificação fraterna da vida em comum, como enunciamos no Manifesto DESCOLA. É através deste trabalho de proximidade que poderemos construir sociedades mais coesas e inclusivas, através de um pacto educativo com o qual todos temos de nos comprometer.
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CICLO DE CONVERSAS | PONTO DE PARTIDA
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A próxima sessão do Ciclo de Conversas "Ponto de partida" será dinamizada por Sebastião Martins, com o mote “Artista fora da caixa”. O que é ser artista e ter outra profissão? De que forma a outra vida de uma artista alimenta a criação? A partir do olhar de um médico e músico, tentamos compreender esta dualidade e equilíbrio, entre o pulsar inesgotável da criatividade e o quotidiano de outra vida paralela, partindo do exemplo de vários artistas, incentivando a que se continue sempre a escrever, a compor, a pensar e a criar diariamente, independentemente da profissão. Sebastião Martins é médico Interno de Psiquiatria no Hospital Amadora Sinta, maestro e diretor artístico da orquestra Média Ibérica, compositor e cantautor nas bandas FARPA e Páginas Tantas. Em 2022 criou e encenou a peça “Une Histoire Bizarre”, um teatro com migrantes e refugiados a residir em Lisboa.
Entrada gratuita. Inscrição: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt
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DESCOLA | FORMAÇÃO DE MEDIADORES
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A formação "Metodologia participativa de auscultação aos jovens no âmbito do DESCOLA" decorreu nos dias 18, 19 e 21 de novembro, com lotação esgotada. Os principais objetivos desta formação permitiram dar a conhecer alguns conceitos teóricos subjacentes às metodologias participativas, tendo em conta as linhas estratégicas de atuação do DESCOLA para os anos letivos 2024-2025 e 2025-2026. Possibilitaram, também, dar a conhecer princípios de análise e reporte de dados, para que a metodologia possa ser replicada nos equipamentos culturais da Câmara Municipal de Lisboa. A próxima formação para mediadores está prevista para o início de 2025, assim como uma formação de "Metodologia participativa para professores do Secundário e Ensino Superior". Este é apenas o início de um processo que vai continuar a evoluir e a ganhar novos momentos de concretização em Lisboa, nomeadamente no âmbito do programa DESCOLA, porque a auscultação deve ter consequências e os jovens deverão compreender o impacto da sua voz, estando no centro dos processos de tomada de decisão na vida cultural da cidade. Acompanhe as notícias DESCOLA e fique atento à divulgação de datas.
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TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO DESCOLA
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Desde 2018/2019, ano letivo em que surge o DESCOLA, o programa tem sido objeto de estudo por parte de alunos, docentes e investigadores do Ensino Superior. A par de artigos, dissertações, teses e projetos, o DESCOLA tem marcado presença em diversas conferências, congressos e simpósios. Alguns exemplos de trabalhos são a Dissertação de Mestrado de Mafalda Seoane (FBAUL), o Relatório de Estágio de Inês Araújo (FLUL), ou o artigo de Elizabete Gomes, Ana Luísa Pires e Mariana Gaio Alves (ESE-IPS/IE-UL). O DESCOLA conta também com a colaboração de uma aluna de Mestrado (IE-UL) que colabora com o Projeto de Auscultação de Jovens de Lisboa, articulando-se ainda com alunos de Licenciatura e Doutoramento da mesma instituição. Além disso, marcou presença no 1.º Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa (Brasil), no XIV Congresso Internacional de Educação Artística (Funchal) e, este mês, no Mestrado Educação, Práticas Artísticas e Inclusão (ESE-IPS), com Margarida Fragoso. Se tiver alguma proposta de colaboração, contacte-nos através do e-mail: descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt
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EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO MUSEU DE LISBOA - PALÁCIO PIMENTA
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No dia 5 de dezembro, quinta-feira, entre as 14h30 e as 16h00, terá lugar a visita da equipa DESCOLA à exposição permanente do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, indo ao encontro das várias solicitações e manifestações de interesse. Esta será uma excelente ocasião para explorar o piso superior do Museu, que reabriu no dia 12 de setembro, apresentando conteúdos dedicados ao papel de Lisboa no sistema esclavagista colonial, à inquisição, e quatro salas dedicadas integralmente à cidade no século XX. Além disso, o Museu traz narrativas associadas ao terramoto de 1755 e à reconstrução da cidade após aquele cataclismo. Nesta visita, conheceremos as muitas novidades agora expostas, as opções tomadas e a sua profunda relação com a história da cidade. O DESCOLA agradece a oportunidade à equipa do Museu de Lisboa, na pessoa de David Felismino, diretor-adjunto deste equipamento cultural. Se ainda não se inscreveu, poderá fazê-lo pelo email descola.atividadescriativas@cm-lisboa.pt
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ASSOCIAÇÃO DA CALÇADA PORTUGUESA | INTEGRAÇÃO NO DESCOLA
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Parte da nossa cultura, a calçada portuguesa, com características artísticas, é uma forma de arte e saber fazer que dá a Lisboa, e a Portugal, o reconhecimento internacional enquanto marca identitária. Porém, por ser o chão que pisamos e que pouco vemos, os portugueses acabam por não lhe dar o justo reconhecimento social que merece, mesmo quando é obra de autor reconhecido. Caminhamos distraidamente sobre obras de arte, sem darmos conta desse privilégio. Esta arte, erudita na sua concepção, está totalmente dependente de um saber-fazer artesanal, o dos mestres calceteiros, que detêm o domínio do talhe da pedra e da sua aplicação com o auxílio de moldes. Uma arte com raízes na Antiguidade, mas que ao longo dos dois últimos séculos ganhou características próprias e que a diferenciam de outros tipos de pavimentação semelhantes existentes noutros países. O desafio que lançamos com esta proposta é olhar para descobrir que a calçada portuguesa é um pavimento que é muito mais do que o chão que pisamos.
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(RE)LIGADOS | FÓRUM DE PARTILHA
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Num curso destinado a professores, auxiliares, educadores e técnicos que trabalhem com pessoas com necessidades educativas específicas, a Fundação Calouste Gulbenkian lançou mais uma temporada do Fórum de partilha (Re)Ligados. Os encontros são dinamizados pelas equipas de mediação do Centro de Arte Moderna e propõe desenhar estratégias pedagógicas para a comunidade que trabalhada com cidadãos com deficiência. O curso, composto por diferentes sessões de debate, partilha e criação de conteúdos digitais, utliza a arte como uma poderosa forma de expressão, inclusão e desenvolvimento, e como meio para a construção de metodologias de trabalho centradas nos processos artísticos. As próximas sessões decorrerão em formato online, nos dias 28 de janeiro, 25 de março e 27 de maio, entre as 16h00 e as 17h30. Conheça os detalhes da programação e garanta a sua inscrição.
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