PROCESSO DE AUSCULTAÇÃO DE JOVENS | MANDAR A QUEM MANDA

 

A Direção Municipal de Cultura, em parceria com o Plano Nacional das Artes, já iniciou o processo de auscultação de jovens do município. Os primeiros encontros decorreram nos dias 11 e 25 de maio, na Biblioteca Palácio Galveias e na Quinta Alegre. Estiveram presentes 22 jovens, com idades entre os 17 e os 23 anos, que refletiram e debateram sobre temas relacionados com a noção de cultura, cidadania, participação na vida cultural e artística, e sobre o papel da educação na facilitação do acesso e na promoção da consciência sobre direitos culturais.

O próximo encontro decorrerá no Avenidas – Um Teatro em Cada Bairro. Ainda em Lisboa, este método participativo será implementado no Museu Bordalo Pinheiro. Com base na análise de dados recolhidos, pretende-se redigir um documento que será entregue aos decisores políticos do município, com o objetivo de melhorar a programação cultural.

CURSO | EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO E SERVIÇOS EDUCATIVOS

 

O Curso de Verão “Educação, Mediação e Serviços Educativos”, promovido pelo património.pt e com a curadoria de formadores de distintas instituições, terá início no dia 24 de junho e será dedicado a estudos de caso, discussão de conceitos operativos e metodologias de intervenção no sector no Património Cultural e da Museologia. Contará com 18 horas de formação online e 6 horas de formação presencial, em Vila Nova da Baronia, Alvito (Alentejo) – sede da Spira - revitalização patrimonial – com uma sessão presencial com Andreia Dias (Centro de Arte Moderna/ Fundação Calouste Gulbenkian) e Catarina Valença Gonçalves (Diretora-geral da Spira). 

Garanta o seu lugar na formação através do link.

O QUE É A CULTURA? PARA QUE SERVE?

 

Neste livro vencedor do Premio Nacional de Ensayo, Antonio Monegal resgata a ideia de cultura de controvérsias estéreis e assume-a como uma atividade intrinsecamente política, indissociável do nosso lugar e intervenção na sociedade: um bem de primeira necessidade que nos permite pensar o mundo e enfrentar os desafios da existência, uma “caixa de ferramentas” que permite aos humanos ampliarem “o imaginário do possível”, mas com um forte adversário na visão utilitarista que um futuro muito próximo não deixará de condenar.

O autor incentiva-nos a ampliar o entendimento da cultura, juntando ao seu significado de fonte das artes e do pensamento, os atributos antropológicos que a evidenciam como manifestação da própria humanidade, e leva-nos a questionar o seu sentido na contemporaneidade.

Encontre esta publicação na Feira do Livro. Boas leituras!

ESCOLA(S) NÓMADA(S)

 

O GEO - Gabinete de Estudos Olisiponenses desenvolve, desde 2020, projetos dirigidos a professores interessados em aprofundar as práticas pedagógicas criativas de forma continuada, em colaboração com as mediadoras do equipamento cultural e artistas. Estes projetos, sob o nome Escola Nómada, estão em curso nas Escolas Pintor de Almada Negreiros e Alto do Lumiar e têm estabelecido caminhos de vínculos, de relações de confiança e afeto. São alimentados por um tempo mais longo e seguro para inspirar ideias inovadoras que permitem o encontro das múltiplas tonalidades de cada um, dos outros e do mundo. Estes são projetos transformadores onde é preciso ousar, como testemunham Judite Reis e Vanda Souto.

ARAL | ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DO ALTO DO LUMIAR

 

A ARAL nasceu em 2006, com base num movimento de residentes que reconheceram a importância de criar uma associação inclusiva que promovesse a defesa e representação da comunidade da Alta de Lisboa, promovendo o seu bem-estar, através do desenvolvimento comunitário e da participação cívica. As dimensões da educação, da cultura e da arte estão hoje presentes num número significativo de serviços e projetos direcionados a pessoas dos 5 aos 90 anos de idade, sempre com uma visão holística não só destinada aos jovens, mas também aos seus agregados familiares. A criação de propostas educativas e culturais é um processo constante, que vai trilhando o seu caminho para um futuro melhor, unindo esforços com vários parceiros e iniciativas como o Programa DESCOLA e o Processo de Auscultação dos Jovens.

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Direção Municipal de Cultura

Núcleo de Educação e Mediação Cultural
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